A abordagem curricular por competências, enquanto fenómeno
recente no discurso educativo em Cabo Verde, corre o risco de não passar
de mero modismo, sem se traduzir numa inovação efectiva ao nível das
práxis educacionais, se não for correctamente compreendida pelos
diversos actores envolvidos na obra educativa e, em particular, nos
processos de deliberação, gestão e realização dos currículos escolares.
O presente artigo procura esclarecer alguns equívocos que em Cabo
Verde, como em outras latitudes, acompanham a defesa da pedagogia por
competências. Assim, importa elucidar que a abordagem curricular por
competências vem aprofundar, entre outras, as abordagens por conteúdos e
por objectivos e não, pura e simplesmente, substituí-las, por serem,
alegadamente, tradicionais. Outrossim, no contexto da educação escolar,
as competências não devem ser encaradas numa perspectiva redutora,
focalizada na transferibilidade de conhecimentos para o mercado de
trabalho, mas, fundamentalmente, no sentido da mobilização do
conhecimento escolar para a resolução dos problemas nos diversos
contextos ou situações da vida, que não se esgota no mercado.
Este é o resumo do artigo cujo texto completo pode ler através do link:
Abordagem por competencias no curriculo escolar em Cabo Verde
Como diversos trabalhos da minha autoria, pode lê-lo igualmente no Portal do Conhecimento de Cabo Verde, através do seguinte link:
Abordagem por competencias no curriculo escolar em Cabo Verde
Como diversos trabalhos da minha autoria, pode lê-lo igualmente no Portal do Conhecimento de Cabo Verde, através do seguinte link:
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário