As escolas, enquanto elementos integrantes dos sistemas educativos, são
organizações peculiares que, no cumprimento da sua missão e funções
essenciais, tendem, em regra, a transformar-se em instituições, e cuja
administração se processa num quadro em que as funções de planeamento,
organização, direcção, execução e controlo do cumprimento dos seus fins
são exercidas de forma integrada e sistemática, tendo em vista a
eficiência e a eficácia na prestação do serviço educativo e, por
consequência, a busca da excelência da educação, aferida em função da
missão e das funções específicas da educação escolar.
Este é o pano de fundo em que se estrutura o presente trabalho sobre
Administração Educativa, no âmbito do qual abordamos conceitos básicos
que relevam da asserção precedente e, do mesmo passo, procuramos
clarificar alguns dos meandros, formas e instrumentos que constituem o
modus faciendi, ou seja, as vias, formas e instrumentos pelos quais deve
realizar-se, em sentido amplo, a administração da educação e das
escolas.
A primeira edição deste manual data de 2008. Na 2ª edição, fazem-se breves revisões à edição anterior, em termos formais
e de conteúdo, mantendo-se, contudo, a singeleza da abordagem das temáticas, para que seja acessível a todo(a)s o(as) que pretendam compreender os referenciais básicos da administração da educação.
No link que se segue pode aceder ao texto integral do manual:
Manual de Administraçao Educativa – 2011
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
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