A tendência para a uniformização curricular e a imposição de padrões, no
contexto da globalização hegemónica da educação, bem patente nas
directivas e prescrições curriculares que enformam, cada vez mais, as
políticas educacionais, constitui um severo desafio às instituições
educativas, ao pôr seriamente em causa o seu propósito de promover, pela
educação, a identidade, a diversidade cultural, a emancipação e o
empoderamento das pessoas. Porém, o desenvolvimento curricular, enquanto
processo dinâmico e interactivo, não envolve apenas a dimensão
instituída, ou seja, a prescrição do currículo a nível macro, havendo, a
nível das escolas e ou dos cursos, um espaço de reflexão, recriação e
inovação no âmbito da realização do currículo. Por outro lado, é
possível contrariar o hegemonismo curricular através de políticas e
práxis de globalização solidária da educação, atendendo, assim, às
especificidades institucionais, nacionais e locais.
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Curriculo e Dt.Curricular nos tempos actuais_ desafios da globalização
Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde
bartolomeu.varela@adm.unicv.edu.cv
In: Revista de Estudos Cabo-Verdianos
Atas do I Encontro Internacional de Investigação e Reflexão(EIRI),
Edições Uni-CV, Dezembro de 2013, pp 11-22
ISSN 2073 – 9419″
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