O
presente artigo analisa as opções de política educativa e curricular em
Cabo Verde, à luz dos documentos oficiais, confrontando-as com as
tendências internacionais e com a realidade concreta do país, de modo a
evidenciar as perspectivas, os paradoxos e os constrangimentos que
envolvem os propósitos de mudança educativa e curricular neste pequeno
país do Atlântico Médio.
Fazendo eco das discussões sobre o papel da educação e do currículo,
assim como da natureza do conhecimento, em sede da definição das
políticas educativas, o texto não só analisa as principiais directivas e
orientações que servem de referência para as políticas de educação e do
currículo em Cabo Verde como procura esclarecer em que medida tais
opções são influenciadas pelas tendências de globalização hegemónica,
visando a uniformização educativa e curricular e ou traduzem a realidade
específica do país.
Face aos propósitos ambiciosos de mudança educativa em Cabo Verde, o texto invoca o contexto educacional cabo-verdiano para evidenciar algumas fragilidades e ambiguidades do processo de desenvolvimento curricular, que requer novas e mais adequadas abordagens, a todos os nívei, com enfoque particular no ensino básico e no ensino secundário.
Face aos propósitos ambiciosos de mudança educativa em Cabo Verde, o texto invoca o contexto educacional cabo-verdiano para evidenciar algumas fragilidades e ambiguidades do processo de desenvolvimento curricular, que requer novas e mais adequadas abordagens, a todos os nívei, com enfoque particular no ensino básico e no ensino secundário.
Este é o resumo do artigo que data de Fevereiro de 2012 e cujo texto integral pode ler através do link:
Perspectivas e desafios actuais da política educativa e curricular em Cabo Verde
Perspectivas e desafios actuais da política educativa e curricular em Cabo Verde
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
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