A mudança paradigmática que se propugna no modo de encarar a
formação superior na Uni-CV implica que, a par da ênfase no
aprimoramento do conhecimento científico, mediante a elevação do grau
académico, seja consequentemente valorizada a vertente pedagógica,
assumindo-a não apenas como um elemento adicional do perfil do docente
do ensino superior, mas como uma exigência inelutável da qualidade da
formação, posto que, ao cabo e ao resto, se trata de conceber formas
adequadas de lidar com o conhecimento científico, seja na forma como o
mesmo é produzido (pela investigação), seja no modo como esse
conhecimento é apreendido e apropriado pelos estudantes, através do
processo de ensino-aprendizagem, seja ainda em termos de disseminação do
conhecimento (produzido e aprendido) no seio da sociedade, no âmbito da
extensão.
Este é o resumo do texto de uma comunicação proferida nas I
Jornadas Pedagógicas da Universidade de Cabo Verde, realizadas de 22 a
26 de Abril de 203, que aqui se reproduz na íntegra (queira seguir o link):
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde
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