No
processo de globalização hegemónica da educação, com repercussões ao nível das
políticas educativas nacionais, são evidentes as pressões no sentido da
uniformização dos currículos escolares. Todavia, o currículo não envolve apenas
a dimensão instituída ou prescritiva, havendo, pelo contrário, ao nível das
escolas, um espaço de apropriação, recriação e inovação no âmbito da realização
do currículo (dimensão instituinte). Desta sorte, o processo de globalização
não exclui, antes exige, que a escola, no quadro da autonomia que lhe conferem
os normativos, assuma os desafios da promoção da qualidade, tendo em conta a
sua especificidade institucional e contextual, através de projectos educativos
e curriculares, concebidos e realizados mediante um amplo envolvimento dos
agentes educativos e da comunidade.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
O PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO EDUCATIVA. Uma abordagem teórica com aproximação à realidade cabo-verdiana
As escolas, enquanto elementos integrantes dos sistemas educativos, são
organizações peculiares que, no cumprimento da sua missão e funções
essenciais, tendem, em regra, a transformar-se em instituições, e cuja
administração se processa num quadro em que as funções de planeamento,
organização, direcção, execução e controlo do cumprimento dos seus fins
são exercidas de forma integrada e sistemática, tendo em vista a
eficiência e a eficácia na prestação do serviço educativo e, por
consequência, a busca da excelência da educação, aferida em função da
missão e das funções específicas da educação escolar.
Este é o pano de fundo em que se estrutura o presente trabalho sobre
Administração Educativa, no âmbito do qual abordamos conceitos básicos
que relevam da asserção precedente e, do mesmo passo, procuramos
clarificar alguns dos meandros, formas e instrumentos que constituem o
modus faciendi, ou seja, as vias, formas e instrumentos pelos quais deve
realizar-se, em sentido amplo, a administração da educação e das
escolas.
A primeira edição deste manual data de 2008. Na 2ª edição, fazem-se breves revisões à edição anterior, em termos formais
e de conteúdo, mantendo-se, contudo, a singeleza da abordagem das temáticas, para que seja acessível a todo(a)s o(as) que pretendam compreender os referenciais básicos da administração da educação.
No link que se segue pode aceder ao texto integral do manual:
Manual de Administraçao Educativa – 2011
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
A evolução do ensino superior público em Cabo Verde: da criação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário à instalação da Universidade Pública
As Edições Uni-CV, da Universidade de Cabo Verde, publicaram, na colecção “Aula Magna”, nº 3, o meu livro “A evolução do ensino superior público em Cabo Verde: da criação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário à instalação da Universidade Pública”, que retoma parte dos estudos empíricos desenvolvidos na minha tese de doutoramento em Ciências da Educação, concluída em Outubro de 2011 e defendida a 7 de Maio de 2012, na Universidade do Minho.
Prefaciado pela ilustre Professora Doutora Maria Adriana Carvalho, o livro está disponível em versão digital através do link:
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
A Universidade, o currículo e o conhecimento: das origens aos tempos actuais
As Edições Uni-CV, da Universidade de Cabo Verde, fizeram publicar, na colecção “Aula Magna”, nº 2, o meu livro “A Universidade, o currículo e o conhecimento: das origens aos tempos actuais”, que retoma parte da minha tese de doutoramento em Ciências da Educação, concluída em Outubro de 2011 e defendida a 7 de Maio de 2012, na Universidade do Minho.
Prefaciado pelo ilustre Professor Doutor Carlos Belino Sacadura, o livro foi publicado em versões digital e impressa.
Pode aceder à versão digital através do link:
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
O Currículo e o Desenvolvimento Curricular: concepções, práxis e tendências
As Edições Uni-CV, da Universidade de Cabo Verde, fizeram publicar, na colecção “Aula Magna”, nº 1, o meu livro “O Currículo e o Desenvolvimento Curricular: concepções, práxis e tendências”, que retoma parte da minha tese de doutoramento em Ciências da Educação, concluída em Outubro de 2011 e defendida a 7 de Maio de 21012, na Universidade do Minho.
Prefaciado pelo ilustre Professor Doutor Marcelo Galvão, o livro encontra-se publicado em versões digital e impressa.
Pode aceder à versão digital do livro, publicada em Março de 2013, através do link:
o_curriculo_e_o_desenvolvimento_curricular
o_curriculo_e_o_desenvolvimento_curricular
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
Tendências internacionais e política do ensino superior em Cabo Verde
Face às tendências de internacionalização do ensino superior, em que as
lógicas de hegemonização e uniformização segundo os ditames da economia e
do mercado vêm influenciando crescentemente as políticas estaduais,
seja através de formas subtis de legitimação do conhecimento válido, que
deve ser produzido e disseminado na academia, seja através dos
mecanismos de regulação transnacional e supranacional, mediante a
imposição de standards e de procedimentos avaliativos que sobrevalorizam
os resultados prescritos em detrimento da análise dos contextos e
processos de desenvolvimento das actividades académicas, a política de
ensino superior cabo-verdiana, delineada ao nível dos discursos e dos
normativos, caracteriza-se por um eclectismo algo paradoxal, posto que,
do mesmo passo que evidencia o alinhamento com as referidas tendências,
traduz o propósito de promover a cultura, a identidade e as
especificidade nacionais, em ordem a assegurar-se o desenvolvimento
humano e sustentável do país.
Nesta comunicação, analisa-se em que medida o eclectismo presente nas
opções de política de ensino superior cabo-verdiano e de outros países
constitui um pretexto e uma oportunidade para a instauração e ou reforço
de lógicas contra-hegemónicas e solidárias na abordagem da missão,
autonomia e funções das academias. Assim, defende-se a possibilidade de,
a par da internacionalização do ensino superior através de redes
colaborativas, as universidades explorarem, até à exaustão, as
oportunidades de inovação nas práticas de gestão e realização dos
currículos, com a devida tradução das especificidades nacionais,
mediante uma abordagem criativa e emancipadora. Trata-se, em suma, de
construir e desenvolver, a nível de cada academia e nas relações
interuniversitárias, espaços de promoção do conhecimento universal, sem
obliterar o potencial de conhecimento novo susceptível de ser gerado a
partir das realidades locais, mas antes assumindo, na plenitude, o
desafio da tradução do global e do local, enquanto dimensões
inseparáveis da natureza da instituição universitária.
Este o resumo de uma conferência proferida na 3ª Conferência da FORGES, realizada em Recife, Pernambuco, em Dezembro de 2013. Pode ler o texto integral através do link:
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
Abordagem por competências no currículo escolar em Cabo Verde: desfazendo equívocos para uma mudança significativa nas políticas e práxis educacionais
A abordagem curricular por competências, enquanto fenómeno
recente no discurso educativo em Cabo Verde, corre o risco de não passar
de mero modismo, sem se traduzir numa inovação efectiva ao nível das
práxis educacionais, se não for correctamente compreendida pelos
diversos actores envolvidos na obra educativa e, em particular, nos
processos de deliberação, gestão e realização dos currículos escolares.
O presente artigo procura esclarecer alguns equívocos que em Cabo
Verde, como em outras latitudes, acompanham a defesa da pedagogia por
competências. Assim, importa elucidar que a abordagem curricular por
competências vem aprofundar, entre outras, as abordagens por conteúdos e
por objectivos e não, pura e simplesmente, substituí-las, por serem,
alegadamente, tradicionais. Outrossim, no contexto da educação escolar,
as competências não devem ser encaradas numa perspectiva redutora,
focalizada na transferibilidade de conhecimentos para o mercado de
trabalho, mas, fundamentalmente, no sentido da mobilização do
conhecimento escolar para a resolução dos problemas nos diversos
contextos ou situações da vida, que não se esgota no mercado.
Este é o resumo do artigo cujo texto completo pode ler através do link:
Abordagem por competencias no curriculo escolar em Cabo Verde
Como diversos trabalhos da minha autoria, pode lê-lo igualmente no Portal do Conhecimento de Cabo Verde, através do seguinte link:
Abordagem por competencias no curriculo escolar em Cabo Verde
Como diversos trabalhos da minha autoria, pode lê-lo igualmente no Portal do Conhecimento de Cabo Verde, através do seguinte link:
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
Perspectivas e desafios actuais da política educativa e curricular em Cabo Verde
O
presente artigo analisa as opções de política educativa e curricular em
Cabo Verde, à luz dos documentos oficiais, confrontando-as com as
tendências internacionais e com a realidade concreta do país, de modo a
evidenciar as perspectivas, os paradoxos e os constrangimentos que
envolvem os propósitos de mudança educativa e curricular neste pequeno
país do Atlântico Médio.
Fazendo eco das discussões sobre o papel da educação e do currículo,
assim como da natureza do conhecimento, em sede da definição das
políticas educativas, o texto não só analisa as principiais directivas e
orientações que servem de referência para as políticas de educação e do
currículo em Cabo Verde como procura esclarecer em que medida tais
opções são influenciadas pelas tendências de globalização hegemónica,
visando a uniformização educativa e curricular e ou traduzem a realidade
específica do país.
Face aos propósitos ambiciosos de mudança educativa em Cabo Verde, o texto invoca o contexto educacional cabo-verdiano para evidenciar algumas fragilidades e ambiguidades do processo de desenvolvimento curricular, que requer novas e mais adequadas abordagens, a todos os nívei, com enfoque particular no ensino básico e no ensino secundário.
Face aos propósitos ambiciosos de mudança educativa em Cabo Verde, o texto invoca o contexto educacional cabo-verdiano para evidenciar algumas fragilidades e ambiguidades do processo de desenvolvimento curricular, que requer novas e mais adequadas abordagens, a todos os nívei, com enfoque particular no ensino básico e no ensino secundário.
Este é o resumo do artigo que data de Fevereiro de 2012 e cujo texto integral pode ler através do link:
Perspectivas e desafios actuais da política educativa e curricular em Cabo Verde
Perspectivas e desafios actuais da política educativa e curricular em Cabo Verde
Bartolomeu Varela
Universidade de Cabo Verde
A relevância do trabalho pedagógico no ensino superior. O caso da Universidade de Cabo verde
A mudança paradigmática que se propugna no modo de encarar a
formação superior na Uni-CV implica que, a par da ênfase no
aprimoramento do conhecimento científico, mediante a elevação do grau
académico, seja consequentemente valorizada a vertente pedagógica,
assumindo-a não apenas como um elemento adicional do perfil do docente
do ensino superior, mas como uma exigência inelutável da qualidade da
formação, posto que, ao cabo e ao resto, se trata de conceber formas
adequadas de lidar com o conhecimento científico, seja na forma como o
mesmo é produzido (pela investigação), seja no modo como esse
conhecimento é apreendido e apropriado pelos estudantes, através do
processo de ensino-aprendizagem, seja ainda em termos de disseminação do
conhecimento (produzido e aprendido) no seio da sociedade, no âmbito da
extensão.
Este é o resumo do texto de uma comunicação proferida nas I
Jornadas Pedagógicas da Universidade de Cabo Verde, realizadas de 22 a
26 de Abril de 203, que aqui se reproduz na íntegra (queira seguir o link):
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde
O Currículo e o Desenvolvimento Curricular nos tempos actuais – lógicas e desafios do processo de globalização
A tendência para a uniformização curricular e a imposição de padrões, no
contexto da globalização hegemónica da educação, bem patente nas
directivas e prescrições curriculares que enformam, cada vez mais, as
políticas educacionais, constitui um severo desafio às instituições
educativas, ao pôr seriamente em causa o seu propósito de promover, pela
educação, a identidade, a diversidade cultural, a emancipação e o
empoderamento das pessoas. Porém, o desenvolvimento curricular, enquanto
processo dinâmico e interactivo, não envolve apenas a dimensão
instituída, ou seja, a prescrição do currículo a nível macro, havendo, a
nível das escolas e ou dos cursos, um espaço de reflexão, recriação e
inovação no âmbito da realização do currículo. Por outro lado, é
possível contrariar o hegemonismo curricular através de políticas e
práxis de globalização solidária da educação, atendendo, assim, às
especificidades institucionais, nacionais e locais.
Queira encontrar o texto integral do artigo através do link:
Curriculo e Dt.Curricular nos tempos actuais_ desafios da globalização
Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde
bartolomeu.varela@adm.unicv.edu.cv
In: Revista de Estudos Cabo-Verdianos
Atas do I Encontro Internacional de Investigação e Reflexão(EIRI),
Edições Uni-CV, Dezembro de 2013, pp 11-22
ISSN 2073 – 9419″
Avaliação externa da qualidade da educação. Os casos de Cabo Verde e Portugal
Nos modelos de regulação transnacional e supranacional, as
políticas de partilha de conhecimento definem não só processos de
regulação cognitiva, em que a mudança se impõe pela via conceitual, mas
também práticas de avaliação centradas na garantia da qualidade.
Tendo em consideração o modelo pós-burocrático de gestão, que é ao mesmo tempo indutor da centralidade dos resultados e da estandardização do conhecimento, para além da imposição de processos formais de qualidade, os autores analisam, recorrendo a uma revisão crítica de bibliografia internacional, de que modo a avaliação institucional no ensino superior, com reflexos na avaliação das escolas dos ensinos básico e secundário, responde a critérios de eficiência e eficácia através de práticas formais e informais de monitorização. Por isso, discutimos, nesta comunicação, e no quadro de políticas globalizadas, o processo de acreditação e avaliação no ensino superior, com a exploração, por um lado, das políticas baseadas em standards, e por outro, das práticas avaliativas em curso em Cabo Verde e Portugal.
Tendo em consideração o modelo pós-burocrático de gestão, que é ao mesmo tempo indutor da centralidade dos resultados e da estandardização do conhecimento, para além da imposição de processos formais de qualidade, os autores analisam, recorrendo a uma revisão crítica de bibliografia internacional, de que modo a avaliação institucional no ensino superior, com reflexos na avaliação das escolas dos ensinos básico e secundário, responde a critérios de eficiência e eficácia através de práticas formais e informais de monitorização. Por isso, discutimos, nesta comunicação, e no quadro de políticas globalizadas, o processo de acreditação e avaliação no ensino superior, com a exploração, por um lado, das políticas baseadas em standards, e por outro, das práticas avaliativas em curso em Cabo Verde e Portugal.
Queira encontrar o texto integral do artigo, em coautoria com o Professor José Augusto Pacheco, através do link:
Avaliaç Qualidade E.Superior CV & PT_BV e JAP
Autores: Varela, Bartolomeu; Pacheco, José AugustoAvaliaç Qualidade E.Superior CV & PT_BV e JAP
In Ferreira, Ana Cristina (org.), Nas pegadas das Reformas Educativas –
Conferências do I Colóquio Cabo-verdiano da Educação. Praia:
Universidade de Cabo Verde, 2013: 25-37
ISBN: 978-989-8707-03-1
domingo, 26 de janeiro de 2014
A Pedagogia de Montessori e sua contribuição para a educação nos tempos actuais
Nos tempos actuais, confrontamo-nos com propostas de inovações
pedagógicas que, supostamente, vêm substituir as abordagens anteriores,
consideradas ultrapassadas, ignorando-se o contributo de inúmeros autores que
conceberam e experimentaram teorias, métodos e técnicas de
ensino-aprendizagem legando o seu contributo, não isento, é certo, de insuficiências,
às gerações posteriores de educadores e cientistas da educação.
O conhecimento dessas contribuições, não
necessariamente numa postura apologética e acrítica, é susceptível de nos ajudar a
encarar melhor as novas abordagens pedagógicas que, com o tempo, igualmente, irão sofrer
mutações e ou aperfeiçoamentos, posto que a qualidade do acto de educar é uma
construção permanente, assim como o é o processo de desenvolvimento integral do
homem na perspectiva da sua plena realização nos planos pessoal, familiar, cívico,
profissional e social.
Na tentativa de chamar a atenção para a necessidade de
resgatar o legado de pedagogos de anteriores gerações, fazemos aqui breve
referência à biografia e ao contributo pedagógico de Maria Montessori.
Maria Montessori, nascida em Itália a 31 de agosto de
1870, foi a primeira mulher do seu país a formar-se em medicina, em 1986),
tendo iniciado sua carreira, no ano seguinte, como como médica assistente da
clínica psiquiátrica da Universidade de Roma. Desde logo, a partir do contacto com
crianças deficientes mentais que eram, em geral, misturados com doentes mentais
adultos, nos hospícios, começou a manifestar o seu interesse pela educação. Entendendo
que se deveria dispensar a essas crianças um tratamento mais pedagógico do que
médico, Montessori empenhou-se em estudar outros modelos educacionais vigentes
na Europa, especialmente o método adoptado pelo Dr. Eduard Séguin para o ensino
de atrasados mentais, tendo ainda estudado pedagogia e psicologia, o que lhe
permitiu formou novos conceitos e c desenvolver o seu próprio método.
Depois de obter sucesso no ensino de crianças
retardadas, contribuindo, assim, para o que denominamos por "educação de alunos com necessidades educativas especiais", Montessori começou a aplicar seu método junto a "crianças normais",
realizando experiências pedagógicas com resultados surpreendentes, que decorrem do modo livre e participado de organizar as aprendizagens. Como
refere a educadora, “as crianças precisavam de um lugar calmo e seguro, onde
pudessem escolher suas actividades e desenvolver o raciocínio e a
personalidade”.
O sucesso da experiência encorajou-a a fundar sua
própria escola, a Casa dei Bambini, cujo modelo foi logo seguido por outras
escolas em toda Europa, não obstante a forte
oposição dos defensores do sistema ortodoxo de ensino, que temiam as consequências
de um método baseado na liberdade e na auto-educação.
Em 1922, numa altura em que o seu sistema de ensino já
se tornara muito conhecida, foi nomeada inspectora-geral das escolas públicas
da Itália, mas, com a vitória do fascismo,
as escolas montessorianas começaram a ser fechadas e Maria Montessori viu-se
obrigada a abandonar o país, permanecendo durante algum tempo na Espanha republicana, depois em Sri Lanka e na Índia, só tendo voltado ao seu país
após a Segunda Guerra Mundial, onde leccionou na Universidade de Roma.
Mas, em face do seu renome, permaneceu ali por pouco tempo, tendo feito várias deslocações com o propósito de supervisionar a formação de novos professores. Viria a fixar-se definitivamente em Holanda, onde faleceu a 6 de Maio de 1952.
Numa justa homenagem a esta pedagoga, a Organização
das Nações Unidas declarou 1970 (ano do centenário de seu nascimento) como Ano
Internacional da Educação.
Montessori escreveu mais de uma dezena de livros versando
diversas questões de ensino e educação, de entre os quais se destacam: “Método
da pedagogia científica aplicada à educação” (1909), “Auto-educação nas escolas
elementares” (1912), “O método Montessori avançado” (1919), “A criança” (1936),
“Educação para um novo mundo” (1946) e “A mente absorvente” (1949), no qual se
ocupa das crianças com menos de três anos de idade.”
Partilhamos, em
seguida, com a devida vénia, dois vídeo-aulas que dão uma visão geral e sucinta da pedagogia de Montessori, ainda de
marcante actualidade.
1 - Sobre os princípios gerais do Método Montessori:
http://youtu.be/ZMIdeKR_bak
2- Sobre os três pilares práticos do Método Montessori:
Praia, Cabo Verde, 26 de Janeiro de 2014.
Bartolomeu Varela
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
Abordagem curricular por competências na escola - Para além do modismo!
Como salientei em artigo recente (*), a abordagem curricular por competências, enquanto fenómeno recente no discurso educativo em Cabo Verde, só pode traduzir-se numa inovação efectiva ao nível das práxis educacionais se for correctamente compreendida pelos diversos actores envolvidos na obra educativa e, em particular, nos processos de deliberação, gestão e realização dos currículos escolares.
No link seguinte do meu canal no Youtube, selecciono diversos vídeos, nos quais são elucidadas questões relevantes que se prendem ou se relacionam directamente com a abordagem curricular por competências. As vídeo-aulas são apresentadas de uma forma clara e "competente", pelo que espero sejam do agrado do(a)s educadore(a)s.
http://www.youtube.com/watch?v=x8KC_hZTK3A&feature=share&list=PLi-yXsmNVZy1dFf7tf6YJtPviioN0Mqm6
Praia, Dezembro de 2012.
Bartolomeu Varela
(*) Veja-se o artigo em:
http://bartvarela.files.wordpress.com/2012/12/abordagem-por-competencias-no-curriculo-escolar-em-cabo-verde1.pdf
O que vem a ser o Currículo Escolar?
Conceptualizar o currículo escolar implica considerar o que se quer que o(a)s aluno(a)s sejam ou “em que eles ou elas se devem tornar” durante e depois de um percurso formativo (Silva, 2000, p.14), o que nos leva a encará-lo como um projecto, que se realiza no âmbito de um processo de formação, necessariamente interactivo, “que implica unidade, continuidade e interdependência entre o que se decide ao nível do plano normativo, ou oficial, e ao nível do plano real, ou do processo de ensino-aprendizagem“ (Pacheco, 2001, p. 20).
No link que se segue, partilhamos várias videoconferências sobre o Currículo, uma temática de
suma importância para os educadores, posto que se trata de uma questão da maior centralidade na vida das escolas e das academias em geral.
suma importância para os educadores, posto que se trata de uma questão da maior centralidade na vida das escolas e das academias em geral.
Apreciem.
http://www.youtube.com/playlist?list=PLi-yXsmNVZy2K8-Vs_-HgPdm0s2kisHve
Praia, Dezembro de 2012.
Bartolomeu Varela
sábado, 22 de setembro de 2012
"Função da Escola", pelo Professor Libâneo
Por ocasião do início de um novo ano lectivo em Cabo Verde, entendo ser oportuno partilhar com os educadores este eloquente vídeo, em que o renomado Professor Libâneo nos fala da "Função da Escola" nos tempos actuais, assunto de que me tenho ocupado em vários textos e contextos.
Apreciem:
Apreciem:
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Inspeção e regulação da Educação
Partilhamos nesta página o nosso mais recente livro, que visa proporcionar a todos quantos se interessam pela problemática da Qualidade da...