Nos tempos actuais, confrontamo-nos com propostas de inovações
pedagógicas que, supostamente, vêm substituir as abordagens anteriores,
consideradas ultrapassadas, ignorando-se o contributo de inúmeros autores que
conceberam e experimentaram teorias, métodos e técnicas de
ensino-aprendizagem legando o seu contributo, não isento, é certo, de insuficiências,
às gerações posteriores de educadores e cientistas da educação.
O conhecimento dessas contribuições, não
necessariamente numa postura apologética e acrítica, é susceptível de nos ajudar a
encarar melhor as novas abordagens pedagógicas que, com o tempo, igualmente, irão sofrer
mutações e ou aperfeiçoamentos, posto que a qualidade do acto de educar é uma
construção permanente, assim como o é o processo de desenvolvimento integral do
homem na perspectiva da sua plena realização nos planos pessoal, familiar, cívico,
profissional e social.
Na tentativa de chamar a atenção para a necessidade de
resgatar o legado de pedagogos de anteriores gerações, fazemos aqui breve
referência à biografia e ao contributo pedagógico de Maria Montessori.
Maria Montessori, nascida em Itália a 31 de agosto de
1870, foi a primeira mulher do seu país a formar-se em medicina, em 1986),
tendo iniciado sua carreira, no ano seguinte, como como médica assistente da
clínica psiquiátrica da Universidade de Roma. Desde logo, a partir do contacto com
crianças deficientes mentais que eram, em geral, misturados com doentes mentais
adultos, nos hospícios, começou a manifestar o seu interesse pela educação. Entendendo
que se deveria dispensar a essas crianças um tratamento mais pedagógico do que
médico, Montessori empenhou-se em estudar outros modelos educacionais vigentes
na Europa, especialmente o método adoptado pelo Dr. Eduard Séguin para o ensino
de atrasados mentais, tendo ainda estudado pedagogia e psicologia, o que lhe
permitiu formou novos conceitos e c desenvolver o seu próprio método.
Depois de obter sucesso no ensino de crianças
retardadas, contribuindo, assim, para o que denominamos por "educação de alunos com necessidades educativas especiais", Montessori começou a aplicar seu método junto a "crianças normais",
realizando experiências pedagógicas com resultados surpreendentes, que decorrem do modo livre e participado de organizar as aprendizagens. Como
refere a educadora, “as crianças precisavam de um lugar calmo e seguro, onde
pudessem escolher suas actividades e desenvolver o raciocínio e a
personalidade”.
O sucesso da experiência encorajou-a a fundar sua
própria escola, a Casa dei Bambini, cujo modelo foi logo seguido por outras
escolas em toda Europa, não obstante a forte
oposição dos defensores do sistema ortodoxo de ensino, que temiam as consequências
de um método baseado na liberdade e na auto-educação.
Em 1922, numa altura em que o seu sistema de ensino já
se tornara muito conhecida, foi nomeada inspectora-geral das escolas públicas
da Itália, mas, com a vitória do fascismo,
as escolas montessorianas começaram a ser fechadas e Maria Montessori viu-se
obrigada a abandonar o país, permanecendo durante algum tempo na Espanha republicana, depois em Sri Lanka e na Índia, só tendo voltado ao seu país
após a Segunda Guerra Mundial, onde leccionou na Universidade de Roma.
Mas, em face do seu renome, permaneceu ali por pouco tempo, tendo feito várias deslocações com o propósito de supervisionar a formação de novos professores. Viria a fixar-se definitivamente em Holanda, onde faleceu a 6 de Maio de 1952.
Numa justa homenagem a esta pedagoga, a Organização
das Nações Unidas declarou 1970 (ano do centenário de seu nascimento) como Ano
Internacional da Educação.
Montessori escreveu mais de uma dezena de livros versando
diversas questões de ensino e educação, de entre os quais se destacam: “Método
da pedagogia científica aplicada à educação” (1909), “Auto-educação nas escolas
elementares” (1912), “O método Montessori avançado” (1919), “A criança” (1936),
“Educação para um novo mundo” (1946) e “A mente absorvente” (1949), no qual se
ocupa das crianças com menos de três anos de idade.”
Partilhamos, em
seguida, com a devida vénia, dois vídeo-aulas que dão uma visão geral e sucinta da pedagogia de Montessori, ainda de
marcante actualidade.
1 - Sobre os princípios gerais do Método Montessori:
http://youtu.be/ZMIdeKR_bak
2- Sobre os três pilares práticos do Método Montessori:
Praia, Cabo Verde, 26 de Janeiro de 2014.
Bartolomeu Varela
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