Em Cabo Verde, como nos demais países, as políticas educativas não se expressam apenas em textos (Programas de Governo, Planos Estratégicos, Projetos Educativos, Leis, Planos de Estudos, Programas, Manuais, Guias de Professor e de Aluno, Instruções e Circulares), mas são inseparáveis dos contextos da sua operacionalização.
É nessa dualidade, textual e contextual, que
se pode compreender a plasticidade e a complexidade das políticas educativas,
bem como as relações binárias que se estabelecem entre as suas dimensões
constitutivas: por um lado, a definição das megapolíticas e das macropolíticas,
a nível das instâncias decisoras internacionais e nacionais, respetivamente;
por outro, a atuação dos diversos intervenientes ou stakeholders, a
nível intermédio (mesopolíticas) e das escolas (micropolíticas), que asseguram
a operacionalização ou realização das políticas.
No processo de configuração e desenvolvimento
da educação escolar em Cabo Verde, sobretudo a nível não superior, o
reconhecimento dos ganhos em termos de democratização do acesso aos diversos
níveis educativos e da aposta na edificação de uma educação de qualidade e
inclusiva não parece estar em causa. Em todo o caso, quando se propugna elevar
o nível da educação escolar cabo-verdiana ao patamar alcançado pelos países da
OCDE, as dificuldades e os obstáculos agigantam-se, desafiando a capacidade
nacional de engendrar soluções sustentáveis, nomeadamente no que tange à
necessidade de: elevação da qualidade da educação pré-escolar;
institucionalização de uma escola a tempo inteiro; aposta na investigação
educacional, na inovação metodológica e no desenvolvimento das tecnologias de
suporte à atividade pedagógica; ligação sistemática entre os contextos formais
de aprendizagem e os contextos de aplicação; aprimoramento da formação de
professores; modernização dos modelos e instrumentos de gestão e regulação da
educação.
É em torno destas problemáticas que se ocupa
este livro, que resulta da seleção de parte dos artigos produzidos pelo autor,
entre os anos de 2012 e 2020, com incidência na edução em geral, correspondentes
a onze capítulos. O ensino superior não é especificamente analisado neste
livro, ainda que se lhe apliquem várias problemáticas e tendências analisadas
nesta publicação.
Pode fazer o download do livro aqui:
A Educação em Cabo Verde e em Contextos Internacionais
Bartolomeu Lopes Varela
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