segunda-feira, 18 de março de 2019
O desafio de educar na era digital
Este artigo de Nelson de Luca Pretto, da Universidade Federal da Bahia, Brasil, publicado pela Revista Portuguesa de Educação, apresenta uma visão panorâmica do desenvolvimento científico e tecnológico da comunicação e das diversas linguagens (co-)existentes que se articulam intensamente a partir da enorme presença das tecnologias digitais. Analisa-se a implantação das redes digitais e dos processos colaborativos de produção de conhecimento e as políticas públicas brasileiras para o campo da cultura digital, destacando-se o uso das redes de compartilhamento, com ênfase no software livre e na produção coletiva. A partir desses pressupostos, discute-se a importância da relação da educação com a cultura. Desenvolve-se a idéia de uso intenso das redes colaborativas nos processos educacionais, com a montagem de comunidades horizontais de produção de culturas e conhecimentos. No final, reflete-se mais detalhadamente sobre a proposta de pensar a educação numa perspectiva plural, ou seja, em educações.
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
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