quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O Currículo e o Desenvolvimento Curricular nos tempos actuais – lógicas e desafios do processo de globalização

A tendência para a uniformização curricular e a imposição de padrões, no contexto da globalização hegemónica da educação, bem patente nas directivas e prescrições curriculares que enformam, cada vez mais, as políticas educacionais, constitui um severo desafio às instituições educativas, ao pôr seriamente em causa o seu propósito de promover, pela educação, a identidade, a diversidade cultural, a emancipação e o empoderamento das pessoas. Porém, o desenvolvimento curricular, enquanto processo dinâmico e interactivo, não envolve apenas a dimensão instituída, ou seja, a prescrição do currículo a nível macro, havendo, a nível das escolas e ou dos cursos, um espaço de reflexão, recriação e inovação no âmbito da realização do currículo. Por outro lado, é possível contrariar o hegemonismo curricular através de políticas e práxis de globalização solidária da educação, atendendo, assim, às especificidades institucionais, nacionais e locais.

Queira encontrar o texto integral do artigo através do link:

 Curriculo e Dt.Curricular nos tempos actuais_ desafios da globalização


Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde
bartolomeu.varela@adm.unicv.edu.cv

In: Revista de Estudos Cabo-Verdianos
Atas do I Encontro Internacional de Investigação e Reflexão(EIRI),
Edições Uni-CV, Dezembro de 2013, pp 11-22
ISSN 2073 – 9419″

Avaliação externa da qualidade da educação. Os casos de Cabo Verde e Portugal

Nos modelos de regulação transnacional e supranacional, as políticas de partilha de conhecimento definem não só processos de regulação cognitiva, em que a mudança se impõe pela via conceitual, mas também práticas de avaliação centradas na garantia da qualidade.
Tendo em consideração o modelo pós-burocrático de gestão, que é ao mesmo tempo indutor da centralidade dos resultados e da estandardização do conhecimento, para além da imposição de processos formais de qualidade, os autores analisam, recorrendo a uma revisão crítica de bibliografia internacional, de que modo a avaliação institucional no ensino superior, com reflexos na avaliação das escolas dos ensinos básico e secundário, responde a critérios de eficiência e eficácia através de práticas formais e informais de monitorização. Por isso, discutimos, nesta comunicação, e no quadro de políticas globalizadas, o processo de acreditação e avaliação no ensino superior, com a exploração, por um lado, das políticas baseadas em standards, e por outro, das práticas avaliativas em curso em Cabo Verde e Portugal.
Queira encontrar o texto integral do artigo, em coautoria com o Professor José Augusto Pacheco, através do link:

Avaliaç Qualidade E.Superior CV & PT_BV e JAP
 Autores: Varela, Bartolomeu; Pacheco, José Augusto
In Ferreira, Ana Cristina (org.), Nas pegadas das Reformas Educativas – Conferências do I Colóquio Cabo-verdiano da Educação. Praia: Universidade de Cabo Verde, 2013: 25-37
ISBN: 978-989-8707-03-1

domingo, 26 de janeiro de 2014

A Pedagogia de Montessori e sua contribuição para a educação nos tempos actuais




Nos tempos actuais, confrontamo-nos com propostas de inovações pedagógicas que, supostamente, vêm substituir as abordagens anteriores, consideradas ultrapassadas, ignorando-se o contributo de inúmeros autores que conceberam e experimentaram teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem legando o seu contributo, não isento, é certo, de insuficiências, às gerações posteriores de educadores e cientistas da educação.     

O conhecimento dessas contribuições, não necessariamente numa postura apologética e acrítica, é susceptível de nos ajudar a encarar melhor as novas abordagens pedagógicas que, com o tempo, igualmente, irão sofrer mutações e ou aperfeiçoamentos, posto que a qualidade do acto de educar é uma construção permanente, assim como o é o processo de desenvolvimento integral do homem na perspectiva da sua plena realização nos planos pessoal, familiar, cívico, profissional e social.   

Na tentativa de chamar a atenção para a necessidade de resgatar o legado de pedagogos de anteriores gerações, fazemos aqui breve referência à biografia e ao contributo pedagógico de Maria Montessori.

Maria Montessori, nascida em Itália a 31 de agosto de 1870, foi a primeira mulher do seu país a formar-se em medicina, em 1986), tendo iniciado sua carreira, no ano seguinte, como como médica assistente da clínica psiquiátrica da Universidade de Roma. Desde logo, a partir do contacto com crianças deficientes mentais que eram, em geral, misturados com doentes mentais adultos, nos hospícios, começou a manifestar o seu interesse pela educação. Entendendo que se deveria dispensar a essas crianças um tratamento mais pedagógico do que médico, Montessori empenhou-se em estudar outros modelos educacionais vigentes na Europa, especialmente o método adoptado pelo Dr. Eduard Séguin para o ensino de atrasados mentais, tendo ainda estudado pedagogia e psicologia, o que lhe permitiu formou novos conceitos e c desenvolver o seu próprio método.

Depois de obter sucesso no ensino de crianças retardadas, contribuindo, assim, para o que denominamos por "educação de alunos com necessidades educativas especiais", Montessori começou a aplicar seu método junto a "crianças normais", realizando experiências pedagógicas com resultados surpreendentes, que decorrem do modo livre e participado de organizar as aprendizagens. Como refere a educadora, “as crianças precisavam de um lugar calmo e seguro, onde pudessem escolher suas actividades e desenvolver o raciocínio e a personalidade”.

O sucesso da experiência encorajou-a a fundar sua própria escola, a Casa dei Bambini, cujo modelo foi logo seguido por outras escolas em toda Europa, não obstante  a forte oposição dos defensores do sistema ortodoxo de ensino, que temiam as consequências de um método baseado na liberdade e na auto-educação.

Em 1922, numa altura em que o seu sistema de ensino já se tornara muito conhecida, foi nomeada inspectora-geral das escolas públicas da Itália, mas, com a vitória do  fascismo, as escolas montessorianas começaram a ser fechadas e Maria Montessori viu-se obrigada a abandonar o país, permanecendo durante algum tempo na Espanha republicana, depois em Sri Lanka e na Índia, só tendo voltado ao seu país após a Segunda Guerra Mundial, onde leccionou na Universidade de Roma. 

Mas, em face do seu renome, permaneceu ali por pouco tempo, tendo feito várias deslocações com o propósito de supervisionar a formação de novos professores. Viria a fixar-se definitivamente  em Holanda, onde faleceu a 6 de Maio de 1952.

Numa justa homenagem a esta pedagoga, a Organização das Nações Unidas declarou 1970 (ano do centenário de seu nascimento) como Ano Internacional da Educação.

Montessori escreveu mais de uma dezena de livros versando diversas questões de ensino e educação, de entre os quais se destacam: “Método da pedagogia científica aplicada à educação” (1909), “Auto-educação nas escolas elementares” (1912), “O método Montessori avançado” (1919), “A criança” (1936), “Educação para um novo mundo” (1946) e “A mente absorvente” (1949), no qual se ocupa das crianças com menos de três anos de idade.”



Partilhamos, em seguida, com a devida vénia, dois vídeo-aulas que dão uma visão geral e sucinta da pedagogia de Montessori, ainda de marcante actualidade.


1 - Sobre os princípios gerais do Método Montessori:

http://youtu.be/ZMIdeKR_bak




2- Sobre os três pilares práticos do Método Montessori:


Praia, Cabo Verde, 26 de Janeiro de 2014.
Bartolomeu Varela

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Abordagem curricular por competências na escola - Para além do modismo!


Como salientei em artigo recente (*), a abordagem curricular por competências, enquanto fenómeno recente no discurso educativo em Cabo Verde, só pode traduzir-se numa inovação efectiva ao nível das práxis educacionais se for correctamente compreendida pelos diversos actores envolvidos na obra educativa e, em particular, nos processos de deliberação, gestão e realização dos currículos escolares.
 
No link seguinte do meu canal no Youtube, selecciono diversos vídeos, nos quais são elucidadas questões relevantes que se prendem ou se relacionam directamente com a abordagem curricular por competências. As vídeo-aulas  são apresentadas de uma forma clara e "competente", pelo que espero sejam do agrado do(a)s educadore(a)s.

http://www.youtube.com/watch?v=x8KC_hZTK3A&feature=share&list=PLi-yXsmNVZy1dFf7tf6YJtPviioN0Mqm6

Praia, Dezembro de 2012.
Bartolomeu Varela

(*) Veja-se o artigo em:
 http://bartvarela.files.wordpress.com/2012/12/abordagem-por-competencias-no-curriculo-escolar-em-cabo-verde1.pdf

O que vem a ser o Currículo Escolar?

Conceptualizar o currículo escolar implica considerar o que se quer que  o(a)s aluno(a)s sejam ou “em que eles ou elas se devem tornar” durante e depois de um percurso formativo (Silva, 2000, p.14), o que nos leva a encará-lo como um projecto, que se realiza no âmbito de um processo de formação, necessariamente interactivo, “que implica unidade, continuidade e interdependência entre o que se decide ao nível do plano normativo, ou oficial, e ao nível do plano real, ou do processo de ensino-aprendizagem“ (Pacheco, 2001, p. 20).
 
No link que se segue, partilhamos várias videoconferências  sobre o Currículo, uma temática de
suma importância para os educadores, posto que se trata de uma questão da maior centralidade na vida das escolas e das academias em geral.
Apreciem.

http://www.youtube.com/playlist?list=PLi-yXsmNVZy2K8-Vs_-HgPdm0s2kisHve

Praia, Dezembro de 2012.

Bartolomeu Varela

sábado, 22 de setembro de 2012

"Função da Escola", pelo Professor Libâneo

Por ocasião do início de um novo ano lectivo em Cabo Verde, entendo ser oportuno partilhar com os educadores este eloquente vídeo, em que o renomado Professor Libâneo nos fala da "Função da Escola" nos tempos actuais, assunto de que me tenho ocupado em vários textos e contextos.

Apreciem:

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portugal a meio da tabela de ranking mundial de ensino superior! E Cabo Verde?

Chamou a minha atenção uma notícia publicada no Jornal online "O Público" com o seguinte título:

"Portugal a meio da tabela de ranking/ mundial de ensino superior"

Segundo o jornal, o ensino superior português está a meio da tabela de ranking mundial, o que não é propriamente mau.

Não consegui encontrar informação sobre a posição que o ensino superior cabo-verdiano ocupa nesse ranking.

No entanto, para que venha a ocupar um lugar de destaque nesse ranking, o ensino superior cabo-verdiano terá de vencer várias apostas importantes, de entre as quais saliento:

a) A passagem de uma actividade académica essencialmente baseada na transmissão do conhecimento para um paradigma de formação que combine harmonicamente a produção do conhecimento (pela investigação), a difusão do conhecimento (pelo ensino) e a mobilização desse conhecimento para a prestação à comunidade de serviços compagináveis com a sua missão (extensão);
b) O reforço da qualiade do corpo docente da sinstituições de ensino superior, tanto em termos de elevação do grau académico como de formação pedagógica, enquanto componente indissociável da profissionalidade docente no ensino superior;
c) O reforço dos meios e condições de aprendizagem dos estudantes e a promoção da centralidade destes na vida académica.
d) A democratização do processo de gestão das instituições de ensino superior, com o envolvimento dos diversos corpos da academia (professores, estudantes e trabalhadores) na tomada das decisões concernentes à vida universitária e bem assim na sua realização;
e) O aprimoramento da capacidade de avaliação interna, a nível de cada uma das instituições, pressuposto indispensável para que as instituições possam, por si róprias, monitorar o cumprimento da sua missão, sem que tenham de aguardar pela realização das avaliações externas;
f) A criação de um sistema de avaliação da qualidade do ensino superior credível, assegurado por entidade(s) autónomas e altamente qualificadas e que alie os referenciais gerais de qualidade com as especificiadades de missões e funções das diferentes instituições;
h) A concepção e implementação de um sistema de acção social universitária que propicie a equidade no acesso à formação superior pelos estudantes das diferentes camadas sociais, sem prejuízo da criação de mecanismos que garantam a sustentabilidade do mesmo sistema;
i) A implementação de  políticas públicas indutoras de qualidade no ensino superior, aferida em termos que combinem o desempenho das funções essenciais da Universidade (orientadas, em suma, para a promoção da alta cultura) e das funções ditas "utilitárias" para a economia, o mercado e a sociedade em geral.

Bartolomeu Varela

Inspeção e regulação da Educação

  Partilhamos nesta página o nosso mais recente livro, que visa proporcionar a todos quantos se interessam pela problemática da Qualidade da...