domingo, 4 de janeiro de 2015
Coleção "História Geral da África" disponível em português
Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili.
Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.
A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
Tendo em conta o fraco conhecimento da História e da realidade africanas em Cabo Verde, tomo a iniciativa de divulgar nesta página, com a devida vénia, tão importante obra, esperando que a mesma seja lida por docentes e alunos dos diversos níveis do ensino e por outros interessados.
No link que se segue pode aceder aos oito volumes da coleção, em PDF: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/#.U7SD8kDIbGo
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Fundamentos, práticas e perspetivas de inovação educativa e curricular nos contextos nacional, local e de escola
Não obstante as
profundas e aceleradas mudanças que ocorrem no contexto da globalização e da
sociedade do conhecimento, em que vivemos, inúmeras são as influências do velho
paradigma civilizacional e cultural nas nossas vidas. Em relação à educação, a
realidade é complexa, posto que, a par dos avanços significativos, que se
expressam, designadamente, na expansão do acesso à educação a diversos níveis,
confrontamo-nos com problemas e desafios que devem ser encarados numa
perspetiva inovadora, quer em sede de formulação das mega e macropolíticas,
quer em termos de assunção de um maior e mais consequente protagonismo das meso
e microestruturas educativas, em especial dos gestores, professores e alunos,
enquanto sujeitos e garantes do sucesso das políticas, reformas, mudanças e
inovações no setor da educação.
Nesta
comunicação, além de se proceder a uma breve revisão da literatura sobre os
conceitos e fundamentos da inovação educacional, pretende-se evidenciar que, a
despeito das tendências de centralização, recentralização e uniformização das
políticas educativas, existem espaços e oportunidades de uma abordagem
interpretativa, reflexiva e inovadora da educação e do currículo nos contextos
locais e de escola, ilustrando esta tese com uma experiência em curso no
concelho da Praia (Cabo Verde) com a elaboração autóctone de projetos
educativos e curriculares.
Este é o resumo do texto de base da Conferência proferida no “III Fórum Pensar a
Educação nas Ilhas de Santiago e Maio”, realizado na cidade de Assomada, nos
dias 3 e 4 de Outubro de 2014
Pode ler o texto integral através do link que se segue:
Fundamentos e perspetivas de inovação educativa e curricular_2014_final
Fundamentos e perspetivas de inovação educativa e curricular_2014_final
Praia, Outubro de 2014.
Bartolomeu Varela
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
O PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
No
processo de globalização hegemónica da educação, com repercussões ao nível das
políticas educativas nacionais, são evidentes as pressões no sentido da
uniformização dos currículos escolares. Todavia, o currículo não envolve apenas
a dimensão instituída ou prescritiva, havendo, pelo contrário, ao nível das
escolas, um espaço de apropriação, recriação e inovação no âmbito da realização
do currículo (dimensão instituinte). Desta sorte, o processo de globalização
não exclui, antes exige, que a escola, no quadro da autonomia que lhe conferem
os normativos, assuma os desafios da promoção da qualidade, tendo em conta a
sua especificidade institucional e contextual, através de projectos educativos
e curriculares, concebidos e realizados mediante um amplo envolvimento dos
agentes educativos e da comunidade.
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
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