No contexto do ensino de elite, a inclusão educativa parecia um dado adquirido, posto que os alunos, provenientes,
sobretudo, das classes dominantes, não só tinham o privilégio do acesso
à educação como condições favoráveis para o sucesso escolar. No
contexto da escola de massas, o reconhecimento da educação como direito
de cidadania revoluciona a escola trazendo para o seu seio uma grande
heterogeneidade de discentes, em termos de condição económica e social,
género, cultura, raça, etnia, etc., facto que torna mais complexo o
trabalho docente no sentido de promover uma ação educativa que,
atendendo às necessidades educativas dos alunos, lhes proporcione
oportunidades para o almejado sucesso escolar. Se, em Cabo Verde, a
inclusão constitui uma opção de política educativa, questiona-se a sua
efetividade ao nível das práticas educativas e analisam-se alguns dos
desafios a serem enfrentados na consecução deste desiderato.
Palavras-chave: educação, diferença, inclusão, sucesso
Este
resumo faz parte do texto integral de uma comunicação que apresentámos
ao I Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva realizado na Praia
nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2014 e que publicamos a seguir:
Praia, 25 de Abril de 2015.
Ph.D. Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde