sábado, 25 de abril de 2015

Efetividade e desafios da educação inclusiva em Cabo Verde

No contexto do ensino de elite, a inclusão educativa parecia um dado adquirido, posto que os alunos, provenientes, sobretudo, das classes dominantes, não só tinham o privilégio do acesso à educação como condições favoráveis para o sucesso escolar. No contexto da escola de massas, o reconhecimento da educação como direito de cidadania revoluciona a escola trazendo para o seu seio uma grande heterogeneidade de discentes, em termos de condição económica e social, género, cultura, raça, etnia, etc., facto que torna mais complexo o trabalho docente no sentido de promover uma ação educativa que, atendendo às necessidades educativas dos alunos, lhes proporcione oportunidades para o almejado sucesso escolar. Se, em Cabo Verde, a inclusão constitui uma opção de política educativa, questiona-se a sua efetividade ao nível das práticas educativas e analisam-se alguns dos desafios a serem enfrentados na consecução deste desiderato.
Palavras-chave: educação, diferença, inclusão, sucesso
Este resumo faz parte do texto integral de uma comunicação que apresentámos ao I Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva realizado na Praia nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2014 e que publicamos a seguir:


Praia, 25 de Abril de 2015.
Ph.D. Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde

sábado, 21 de março de 2015

A relevância da educação pré-escolar nas opções de política educativa do estado de Cabo Verde


O presente texto analisa a importância da educação pré-escolar à luz das opções e práxis de política educativa e apresenta, em linhas gerais, propostas de aprimoramento deste subsistema. Constituindo a
base em que se ergue o sistema educativo, a qualidade da educação de infância repercute-se positivamente na educação escolar e, de forma imediata, no ensino básico, contribuindo para o sucesso escolar das crianças e dos jovens. Daí que, embora não seja de frequência obrigatória nem gratuita, nos termos da legislação vigente, se proponha, no presente texto, a criação de condições para o acesso de todas as crianças a uma educação pré-escolar de qualidade, o que, além de ser uma aspiração legítima e um imperativo democrático, traduz, seguramente, uma aposta consequente na qualidade da educação escolar.

Queira ler o texto integral em versão pdf simples (sem imagens) clicando no link que se segue:
A educação pré-escolar nas opções de política educativa do Estado de CV_final

Também pode ler o mesmo texto na brochura ilustrada que acaba de ser publicada pela Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos e que, com a devida vénia, divulgamos nesta página através do link:

Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde

quinta-feira, 5 de março de 2015

Desafios atuais da educação e do currículo nos países da periferia – o protagonismo dos estados nacionais, das escolas e dos professores




Se tem sido relativamente pacífico o entendimento de que a ação educativa deve combinar o conhecimento universal com a cultura e as especificidades nacionais e locais, na atualidade, o processo de internacionalização da educação e do currículo segundo perspetivas hegemónicas tende a pôr em causa este desiderato e a relegar para o segundo plano o contributo das epistemologias do sul na promoção do património universal do conhecimento. No entanto, é possível contrariar-se a lógica dominante na agenda global mediante a promoção de lógicas de colaboração solidária no campo da educação e a assunção de um maior protagonismo dos estados nacionais, das escolas e dos professores.

Este resumo faz parte integrante de uma comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, realizado em Setembro de 2014,  cujo texto completo pode ler através do link que se segue:


Bartoplomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde

Qualidade e Regulação da Educação - Práxis e perspetivas no contexto cabo-verdiano

Partindo do entendimento de que a educação, a diversos níveis, constitui um bem público essencial, ė imperioso que ela seja de qualidade, so...