domingo, 4 de janeiro de 2015
Coleção "História Geral da África" disponível em português
Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili.
Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.
A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
Tendo em conta o fraco conhecimento da História e da realidade africanas em Cabo Verde, tomo a iniciativa de divulgar nesta página, com a devida vénia, tão importante obra, esperando que a mesma seja lida por docentes e alunos dos diversos níveis do ensino e por outros interessados.
No link que se segue pode aceder aos oito volumes da coleção, em PDF: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/#.U7SD8kDIbGo
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Fundamentos, práticas e perspetivas de inovação educativa e curricular nos contextos nacional, local e de escola
Não obstante as
profundas e aceleradas mudanças que ocorrem no contexto da globalização e da
sociedade do conhecimento, em que vivemos, inúmeras são as influências do velho
paradigma civilizacional e cultural nas nossas vidas. Em relação à educação, a
realidade é complexa, posto que, a par dos avanços significativos, que se
expressam, designadamente, na expansão do acesso à educação a diversos níveis,
confrontamo-nos com problemas e desafios que devem ser encarados numa
perspetiva inovadora, quer em sede de formulação das mega e macropolíticas,
quer em termos de assunção de um maior e mais consequente protagonismo das meso
e microestruturas educativas, em especial dos gestores, professores e alunos,
enquanto sujeitos e garantes do sucesso das políticas, reformas, mudanças e
inovações no setor da educação.
Nesta
comunicação, além de se proceder a uma breve revisão da literatura sobre os
conceitos e fundamentos da inovação educacional, pretende-se evidenciar que, a
despeito das tendências de centralização, recentralização e uniformização das
políticas educativas, existem espaços e oportunidades de uma abordagem
interpretativa, reflexiva e inovadora da educação e do currículo nos contextos
locais e de escola, ilustrando esta tese com uma experiência em curso no
concelho da Praia (Cabo Verde) com a elaboração autóctone de projetos
educativos e curriculares.
Este é o resumo do texto de base da Conferência proferida no “III Fórum Pensar a
Educação nas Ilhas de Santiago e Maio”, realizado na cidade de Assomada, nos
dias 3 e 4 de Outubro de 2014
Pode ler o texto integral através do link que se segue:
Fundamentos e perspetivas de inovação educativa e curricular_2014_final
Fundamentos e perspetivas de inovação educativa e curricular_2014_final
Praia, Outubro de 2014.
Bartolomeu Varela
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