terça-feira, 8 de maio de 2007
Educação em Direitos Humanos: de que se trata?
Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza permanente, continuada e global. Segundo, é uma educação necessariamente voltada para a mudança. Terceiro, é uma "inculcação" de valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos. Acrescente-se, ainda, e isto não é menos importante, que ou esta educação é compartilhada por aqueles que estão envolvidos no processo educacional – os educadores e os educandos - ou ela não será educação e muito menos educação em direitos humanos. Estes pontos são premissas: a educação continuada, a educação para a mudança e a educação compreensiva (no sentido de ser compartilhada e de atingir tanto a razão quanto a emoção). Clique no título para ter acesso ao texto completo, um artigo de Maria Victoria Benevide.
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
terça-feira, 1 de maio de 2007
Educação para Cidadania no Currículo
A escola é um lugar ou, melhor, uma instituição de aprendizagem e convivência social que deve oferecer, a quem a ela acede, não apenas um espaço físico e um espaço organizacional, mas também, e sobretudo, um espaço relacional, de convivência, cooperação e de resolução de conflitos, de desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania. Ao integrar a Educação para a Cidadania no currículo escolar, propugna-se que a escola ensine os alunos a fazer uso do conhecimento e da informação para a compreensão da realidade, posto que o conhecimento ajuda a promover cidadãos mais participativos e interventores na sociedade.
Clique no título para ter acesso ao texto completo.
Clique no título para ter acesso ao texto completo.
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Qualidade e Regulação da Educação - Práxis e perspetivas no contexto cabo-verdiano
Partindo do entendimento de que a educação, a diversos níveis, constitui um bem público essencial, ė imperioso que ela seja de qualidade, so...