Por ocasião do início de um novo ano lectivo em Cabo Verde, entendo ser oportuno partilhar com os educadores este eloquente vídeo, em que o renomado Professor Libâneo nos fala da "Função da Escola" nos tempos actuais, assunto de que me tenho ocupado em vários textos e contextos.
Apreciem:
sábado, 22 de setembro de 2012
"Função da Escola", pelo Professor Libâneo
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Portugal a meio da tabela de ranking mundial de ensino superior! E Cabo Verde?
Chamou a minha atenção uma notícia publicada no Jornal online "O Público" com o seguinte título:
"Portugal a meio da tabela de ranking/ mundial de ensino superior"
Segundo o jornal, o ensino superior português está a meio da tabela de ranking mundial, o que não é propriamente mau.
Não consegui encontrar informação sobre a posição que o ensino superior cabo-verdiano ocupa nesse ranking.
No entanto, para que venha a ocupar um lugar de destaque nesse ranking, o ensino superior cabo-verdiano terá de vencer várias apostas importantes, de entre as quais saliento:
a) A passagem de uma actividade académica essencialmente baseada na transmissão do conhecimento para um paradigma de formação que combine harmonicamente a produção do conhecimento (pela investigação), a difusão do conhecimento (pelo ensino) e a mobilização desse conhecimento para a prestação à comunidade de serviços compagináveis com a sua missão (extensão);
b) O reforço da qualiade do corpo docente da sinstituições de ensino superior, tanto em termos de elevação do grau académico como de formação pedagógica, enquanto componente indissociável da profissionalidade docente no ensino superior;
c) O reforço dos meios e condições de aprendizagem dos estudantes e a promoção da centralidade destes na vida académica.
d) A democratização do processo de gestão das instituições de ensino superior, com o envolvimento dos diversos corpos da academia (professores, estudantes e trabalhadores) na tomada das decisões concernentes à vida universitária e bem assim na sua realização;
e) O aprimoramento da capacidade de avaliação interna, a nível de cada uma das instituições, pressuposto indispensável para que as instituições possam, por si róprias, monitorar o cumprimento da sua missão, sem que tenham de aguardar pela realização das avaliações externas;
f) A criação de um sistema de avaliação da qualidade do ensino superior credível, assegurado por entidade(s) autónomas e altamente qualificadas e que alie os referenciais gerais de qualidade com as especificiadades de missões e funções das diferentes instituições;
h) A concepção e implementação de um sistema de acção social universitária que propicie a equidade no acesso à formação superior pelos estudantes das diferentes camadas sociais, sem prejuízo da criação de mecanismos que garantam a sustentabilidade do mesmo sistema;
i) A implementação de políticas públicas indutoras de qualidade no ensino superior, aferida em termos que combinem o desempenho das funções essenciais da Universidade (orientadas, em suma, para a promoção da alta cultura) e das funções ditas "utilitárias" para a economia, o mercado e a sociedade em geral.
Bartolomeu Varela
"Portugal a meio da tabela de ranking/ mundial de ensino superior"
Segundo o jornal, o ensino superior português está a meio da tabela de ranking mundial, o que não é propriamente mau.
Não consegui encontrar informação sobre a posição que o ensino superior cabo-verdiano ocupa nesse ranking.
No entanto, para que venha a ocupar um lugar de destaque nesse ranking, o ensino superior cabo-verdiano terá de vencer várias apostas importantes, de entre as quais saliento:
a) A passagem de uma actividade académica essencialmente baseada na transmissão do conhecimento para um paradigma de formação que combine harmonicamente a produção do conhecimento (pela investigação), a difusão do conhecimento (pelo ensino) e a mobilização desse conhecimento para a prestação à comunidade de serviços compagináveis com a sua missão (extensão);
b) O reforço da qualiade do corpo docente da sinstituições de ensino superior, tanto em termos de elevação do grau académico como de formação pedagógica, enquanto componente indissociável da profissionalidade docente no ensino superior;
c) O reforço dos meios e condições de aprendizagem dos estudantes e a promoção da centralidade destes na vida académica.
d) A democratização do processo de gestão das instituições de ensino superior, com o envolvimento dos diversos corpos da academia (professores, estudantes e trabalhadores) na tomada das decisões concernentes à vida universitária e bem assim na sua realização;
e) O aprimoramento da capacidade de avaliação interna, a nível de cada uma das instituições, pressuposto indispensável para que as instituições possam, por si róprias, monitorar o cumprimento da sua missão, sem que tenham de aguardar pela realização das avaliações externas;
f) A criação de um sistema de avaliação da qualidade do ensino superior credível, assegurado por entidade(s) autónomas e altamente qualificadas e que alie os referenciais gerais de qualidade com as especificiadades de missões e funções das diferentes instituições;
h) A concepção e implementação de um sistema de acção social universitária que propicie a equidade no acesso à formação superior pelos estudantes das diferentes camadas sociais, sem prejuízo da criação de mecanismos que garantam a sustentabilidade do mesmo sistema;
i) A implementação de políticas públicas indutoras de qualidade no ensino superior, aferida em termos que combinem o desempenho das funções essenciais da Universidade (orientadas, em suma, para a promoção da alta cultura) e das funções ditas "utilitárias" para a economia, o mercado e a sociedade em geral.
Bartolomeu Varela
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Que é a Uni-CV e o que significa estudar nela?
Estando em curso o processo de lançamento das novas ofertas formativas da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) para o ano lectivo 2012/2013, considero oportuno partilhar com os leitores deste blog o seguinte vídeo institucional que dá a conhecer, ainda que de forma breve e incompleta, o que é a Uni-CV e o que significa estudar na Universidade Pública, onde a qualidade académica é uma conquista permanente, em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e da realização das perspectivas de realização pessoal, social e profissional dos estudantes.
Veja e ouça, pois.
Bartolomeu Varela
Professor jubilado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Doutorado em Ciências da Educação - especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Ao longo de anos, de entre outras funções no sector da educação, exerci a docência no Instituto Superior da Educação e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, fui Administrador-Geral e Pró-Reitor da Uni-CV. Estou disponível, para contactos, através do seguinte e-mail: bartolomeuv@gmail.com
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