Mensagens

Cabo Verde deve formar doutores para produção de conhecimento endógeno

Imagem
Com a devida vénia, publico, a seguir, a segunda e última parte da entrevista concedida à jornalista Arminda Barros, da Inforpress (Agência de Notícias de Cabo Verde), por ocasião do dia do Professor cabo-verdiano (23 de Abril):  Dia do Professor: Cabo Verde deve formar doutores para produção de conhecimento endógeno    Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – Cabo Verde deve continuar a apostar na formação de doutores que possam, através da investigação, produzir conhecimento novo e gerar uma massa crítica capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento nacional, disse o professor Bartolomeu Varela. O antigo administrador-geral da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e docente começou por defender um ensino superior que aposte na triplicidade de funções do professor: produção do conhecimento/investigação, ensino e extensão, ou seja, prestação de serviço à sociedade para o seu empoderamento para evoluir. Bartolomeu Varela, que falava a propósito do Dia do Professor

Efetividade e desafios da educação inclusiva em Cabo Verde

Imagem
No contexto do ensino de elite, a inclusão educativa parecia um dado adquirido, posto que os alunos, proveni entes, sobretudo, das classes dominantes, não só tinham o privilégio do acesso à educação como condições favoráveis para o sucesso escolar. No contexto da escola de massas, o reconhecimento da educação como direito de cidadania revoluciona a escola trazendo para o seu seio uma grande heterogeneidade de discentes, em termos de condição económica e social, género, cultura, raça, etnia, etc., facto que torna mais complexo o trabalho docente no sentido de promover uma ação educativa que, atendendo às necessidades educativas dos alunos, lhes proporcione oportunidades para o almejado sucesso escolar. Se, em Cabo Verde, a inclusão constitui uma opção de política educativa, questiona-se a sua efetividade ao nível das práticas educativas e analisam-se alguns dos desafios a serem enfrentados na consecução deste desiderato. Palavras-chave:   educação, diferença, inclusão, su