quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Acesse a livros grátis de Michel Foucault


Tendo como um dos seus primeiros mentores o Padre De Montsabert, que influenciou a sua afeição pela história, Michel Foucault era um autodidata que, em face dos horrores da Segunda Guerra Mundial, desenvolveu interesse pelas Ciências Humanas.

Em 1951, passa a ministrar aulas de psicologia na Escola Normal Superior, onde foram seus alunos Derrida e Paul Veyne. Realiza uma experiência fundamental no Hospital Psiquiátrico de Saint-Anne, que irá repercutir-se nos seus escritos sobre a loucura.

No seu percurso académico, o filósofo segue as pisadas de Jacques Lacan e aproxima-se de Nietzsche; realiza estudos em Psicologia Experimental, estudando Janet, Piaget, Lacan e Freud.  

Em 1961, conclui seu doutoramento em Sorbonne com a tese “História da Loucura”, onde ele discute as razões que teriam levado, nos séculos XVII e XVIII, à marginalização daqueles que eram tidos como desprovidos da capacidade racional. Seus estudos sobre o saber, o poder e o sujeito inovaram o campo reflexivo sobre estas questões.

Durante vários anos (1970 a 1984), ocupa o cargo de Professor de História dos Sistemas de Pensamento no Collége de France, tendo tomado posse com uma famosa aula, sob o título de “Ordem do Discurso”.

Transitando, nos seus escritos, do estruturalismo para o pós-estruturalismo, mas também considerado pós-estruturalista, Michel Foucault foi um intelectual irrequieto, com uma profusão de obras publicadas. De entre elas figuram os 32 livros a que pode ter acesso através do link:


Livros de Michel Foucault

Praia, 2 de dezembro de 2015.
Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde





Nenhum comentário:

Ei-los que partem!

Ei-los que partem!
Finalistas do jardim de infância "Turminha da Mónica", de Achada São Filipe, entre os quais o meu filho caçula, festejaram, a 14.7.07, com júbilo e entusiasmo, o fim de uma etapa importante na sua vida! Trajados com o uniforme que, daqui a meses, vão utilizar no ensino básico - poupando, assim, os bolsos das famílias, ei-los que partem para uma nova fase do seu percurso educativo, agora como alunos do ensino básico. Felicidades!

"Aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando"...

"Aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando"...
Em homenagem ao inesquecível Sá, homem da cultura, da educação e de ofícios mil, foi proclamada, em São Domingos, a 14 de Janeiro de 2007, a "Fundação Ano Nobo". Esta é uma das formas encontradas para continuar a obra de Fulgêncio Circuncisão Lopes Tavares, seu nome completo de baptismo. Naturalmente, a música, sua grande paixão, tinha de estar presente no acto de homenagem.