A relevância da educação pré-escolar nas opções de política educativa do estado de Cabo Verde


O presente texto analisa a importância da educação pré-escolar à luz das opções e práxis de política educativa e apresenta, em linhas gerais, propostas de aprimoramento deste subsistema. Constituindo a
base em que se ergue o sistema educativo, a qualidade da educação de infância repercute-se positivamente na educação escolar e, de forma imediata, no ensino básico, contribuindo para o sucesso escolar das crianças e dos jovens. Daí que, embora não seja de frequência obrigatória nem gratuita, nos termos da legislação vigente, se proponha, no presente texto, a criação de condições para o acesso de todas as crianças a uma educação pré-escolar de qualidade, o que, além de ser uma aspiração legítima e um imperativo democrático, traduz, seguramente, uma aposta consequente na qualidade da educação escolar.

Queira ler o texto integral em versão pdf simples (sem imagens) clicando no link que se segue:
A educação pré-escolar nas opções de política educativa do Estado de CV_final

Também pode ler o mesmo texto na brochura ilustrada que acaba de ser publicada pela Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos e que, com a devida vénia, divulgamos nesta página através do link:

Bartolomeu L. Varela
Universidade de Cabo Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspecção Educativa:Paradigmas, modalidades e características de actuação

Sistema educativo: conceito, características e evolução. O caso cabo-verdiano

O Ensino Superior em África: potencialidades, desafios e perspetivas